A elevada concorrência é uma realidade a ser enfrentada por aqueles que aspiram uma vaga no setor público. A situação gera desestímulos e desigualdades na disputa, principalmente para alunos e ex-alunos de escolas públicas.
A fragilidade nos conhecimentos exigidos nas provas é uma barreira e impossibilita os avanços necessários para a conquista de uma vaga municipal, estadual ou federal. Reafirmado a força da educação, o Concurso Solidário proporciona a 300 selecionados a chance de concorrer com equivalência as sonhadas vagas no funcionalismo público.
Entidade executora: Tribunal Solidário
Parceiros: Tribunal de Contas do Estado (TCE), Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (ECPBG) e Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
Objetivo: oferecer capacitação gratuita para alunos e ex-alunos de escolas públicas em matérias básicas adotadas em concursos públicos de nível médio.
Expectativa: garantir uma disputa igualitária nos processos de seleção para cargos públicos, permitindo espaço para os alunos provindos de escolas municipais, estaduais ou federais.
Local de execução: ECPBG
Início das atividades: 02/09/2009
Término das atividades: dezembro de 2010
Valor total do projeto: R$ 19.080,00
Outras informações: Foram 5.100 candidatos inscritos na seleção que classificou os 300 primeiros colocados. Cinco turmas vão ser constituídas, cada uma com 60 alunos.
A primeira turma teve início em 02/09/09, as demais serão oferecidas durante o exercício de 2010.